2ª fase: Hospital do Centenário

Outra realização de Dom Abade é o Hospital Centenário, atualmente com o nome Hospital do Servidor do Estado, em Pernambuco na cidade de Recife.

Dom Abade, sempre foi muito influente na esfera da sociedade civil, do clero recifense e olindense, além de estar sempre envolvido com o ensino superior, e muito bem colocado ante a sociedade médica local.

Dom Pedro, estava muito preocupado com a saúde, e conversando com seus amigos decide junto ao Dr. Fernando Simões Barbosa e Doutor Adolpho Simões Barbosa a criação de um pequeno Hospital, mas junto deveria ter uma escola de enfermagem aonde o curso não deveria demorar mais do que dois anos. E isso, o mesmo, acreditava inicialmente que deveria estar a cargo das senhoras recifenses.

 

E assim, surge uma Associação mantenedora do Hospital. Ressaltando, que Dom Abade em face de sua influência religiosa, obteve grande apoio das senhoras de Recife para a manutenção dessa obra.

Sem mais, a criação da mesma era para constituir um capital para a construção do futuro Hospital.

 

Em uma reunião na casa de Dona Helena Machado, no dia 15 de maio de 1922, onde participaram várias personalidades, Dom Abade proferiu um discurso apoiado pelo Governador de Estado e logo o mesmo discurso foi impresso e publicado, no Jornal do Comercio de 17 de maio de 1922 para se fazer valer a criação da Associação Mantenedora da Sociedade do Hospital do Centenário. Nome escolhido foi Hospital do Centenário, devido ao Centenário da Proclamação da República.

Na foto acima, Missa Campal com Dom Abade.

“Às 9 horas precisamente, teve início a missa campal no jardim da nova casa de saúde [faz parte do HC], sendo officiante na ceremonia religiosa o revmo, sr d. Pedro Roeser, abbade do Mosteiro de S. Bento. Antes da elevação s. rvma pronunciou ligeira oração referindo-se á idéia que tivera de crear entre nós uma escola de enfermeiras, idea que não podia ser realisada sem um hospital, como lhe suggerira o sr. dr. Fernando Simões Barbosa, o creador da idea deste Hospital.” REVISTA DE PERNAMBUCO, Recife, v.2, n. 12. jun. 1925. Fonte: APEJE, Obras Raras.

 

O Hospital do Centenário teve a inauguração em 3 de maio de 1925.

Dom Abade foi quem ministrou a Missa Campal na data da inauguração, no jardim da Nova Casa de Saúde, o Hospital do Centenário mencionado no periódico ‘Revista de Pernambuco’ datado 12 de junho de 1925.

Acima, se vê Obra do Hospital Concluída, a Escola de Enfermeiras só pode ser gerida mais tarde em outro local devido a ordens políticas vigentes. As jovens enfermeiras alemãs da Cruz Vermelha Alemã, ajudaram na Obra do Hospital do Centenário, estas chegaram na década de 20.

 

O Vapor Flandria que trouxe as Enfermeiras da Alemanha para o Brasil, na companhia do nobre Abade Beneditino Dom Pedro Roeser, OSB.

Fonte: Doutorado de Fátima Abraão,  Capítulo 4 – A luta dos agentes para a formação do campo da Enfermagem (1925-1930).

 

Continue aqui:

2ª fase: Escola de Enfermagem

 

Anterior:

2ª fase: Criação da Primeira Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Brasil