2ª fase: Criação da Primeira Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Brasil

Em 1911, idealizou e construiu junto a Abadia a Primeira Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Brasil.

A ata da primeira reunião se deu na sala das sessões da Congregação da Escola Agrícola e Veterinária do Mosteiro de São Bento. No dia 3 de Novembro de 1912.

 

“Aos tres dias do mez de novembro do anno de mil novecentos e doze reuniu-se a congregação da Escola Agrícola e Veterinária do Mosteiro de S.Bento de Olinda sob a previdência do Exmo e Revmo. Snr D.Pedro Roeser O.S.B. Fundador da dita escola, seu director e D,D, Abbade de São Bento, de cuja propriedade é a Escola. Estiveram presentes os Sñrs. Dres. Hermann Rehaage Johan Ludwig Nikolaus, D. Tito Dobbert O.S.B., D. Plácido Oliveira O.S.B., D. Bento Rickel O.S.B., D. Pedro Bandeira de Mello O.S.B. e D.João Kehrle O.S.B. Aberta a sessão o Sñr. Director se congratula com a congregação pela reunião de sua primeira sessão, com que as aulas da Escola não tenham sido ainda inauguradas. Em seguida é discutida a adoção da Escola Agrícola e Veterinária dos Programas Superiores congêneres, o que é aceitto pela congregação. Foram tomados por base os programmas da Universidade de Muniqh e o prevista pelo Governo Federal para tais institutos. Em seguida os escolhidos, os Sñrs. Dres Herman Rehaag, Johan Ludwig Nikolaus e D. João Kehrle para em comissão, sob a presidência do Exmo Sñr Director, tratarem da redação dos estatutos. Nada mais havendo a tratar é encerrada a sessão.

Dom Pedro Roeser O.S.B.

Director

Agostinho Ikas O.S.B.

Secretário Ad. hoc”

 

 

Logo, houve a mudança da sede para a Fazenda de Tapacurá, no Município de São Lourenço da Mata/PE. Ali, Edificou a Escola Superior de Agricultura Beneditina com ajuda de Escolas Alemãs “Landwirtschaftliche Hochschule” especializadas no Assunto, e assim denominadas “Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária de São Bento”.

O Diretor da Landwirtschaftliche da Alemanha, era Professor de Botânica, Professor Oscar Kirchner.

 

Hoje, esta Escola Superior de Agricultura e Veterinária existe sob o nome de Universidade Rural e Federal do Estado de Pernambuco sendo Dom Abade Pedro Roeser considerado seu primeiro Reitor.

 

A trajetória da Universidade vem, desde então, caminhando para a formação do que hoje é a UFRPE, instituição que engloba atualmente 6 Campus  e oferece 19 cursos de Graduação, 14 Programas de Pós-graduação, além de cursos de nível médio.

A 7 de janeiro, o curso de Agronomia foi transferido para o Engenho São Bento. Uma propriedade da Ordem Beneditina, localizado no Município de São Lourenço da Mata, Pernambuco. O curso de Veterinária permaneceu em Olinda, compondo a Escola Superior de Veterinária São Bento.

Em 09 de dezembro de 1936, a Escola Superior de Agricultura São Bento foi desapropriada pela lei 2443 do Congresso Estadual e Ato nº 1.802 do Poder Executivo, passando a denominar-se Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP).

Pelo Decreto nº 82, de 12 de março de 1938, a ESAP foi transferida do Engenho São Bento para o bairro de Dois Irmãos, no Recife, onde permanece. A Universidade Federal Rural de Pernambuco foi criada Pelo Decreto Estadual 1.741, de 24 de julho de 1947, incorporando as Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária, e a escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o Curso de Magistério de Economia Doméstica Rural.

No dia 4 de julho de 1955, através da Lei Federal nº 2.524, a Universidade foi então federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. Com a promulgação do Decreto Federal 60.731, de 19 de maio de 1967, a instituição passou a denominar-se Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

 

Continue aqui:

2ª fase: Hospital do Centenário

Anterior: