3ª fase: Criação do Aprendizado Agrícola Dr. Olavo Guimarães

Assim teve início a concretização do sonho acalentado no coração de D. Abade ao longo de anos:

“Compramos um sítio para os nossos meninos. Pois, o que fazer com eles? Mandá-los de novo para a rua, seria perdido o trabalho de anos! Resolvemos abrir UM APRENDIZADO AGRÍCOLA mesmo sem dispormos por enquanto de recursos! O socorro chegou-nos do Sr. Dr. Olavo de Queiroz Guimarães.”

 

“Meninos, que não tem tido muito gosto no estudo, meninos que entregaram-se facilmente à lei do menor esforço, meninos sem vontade, sem energia manifestam agora no Aprendizado Agrícola um zelo, uma alegria, uma dedicação ao trabalho, que faz gosto. Eles tornam-se fortes e desenvolvem um apetite, que edifica a todos os médicos. Mais precioso ainda parece o efeito moral: com o desenvolvimento do organismo desaparece esta inércia, que tantas vezes entristece o educador, cedendo o seu lugar a uma atividade sadia, livre de certas misérias, que são muitas vezes a conseqüência de um desenvolvimento desnatural. Os meninos tornam-se dóceis, interessados pelo trabalho, obedientes em todas as disciplinas. Eis aqui a experiência de 18 meses de vida no “Aprendizado Agrícola Dr. Olavo de Guimarães”. (Palavras de D. Abade no fascículo “Preito de Gratidão” pág. 31 a 33 – 1945 – Tipografia  “A Cruzada” – Jundiaí)

 

A solene inauguração deste espaço agrícola realizou-se aos 10 de janeiro do ano de 1944. Neste exercitavam-se na arte do cultivo da terra e no cuidado de animais domésticos, no contra turno escolar, os meninos da Casa da Criança que haviam completado os dez anos de idade e outros externos que eram apresentados pelos pais e que efetuavam nele a matrícula.

 

Com o decorrer dos anos e o crescimento da cidade de Jundiaí aos arredores do Aprendizado Agrícola Dr. Olavo Guimarães, as atividades de aprendizagem agrícola e dos cuidados com animais domésticos se tornaram inviáveis, bem como a nova realidade que o setor de promoção/cuidados à criança empobrecida requeria da Entidade. Assim sendo, em outubro do ano de 1972 decidiu-se pela construção de um espaço escolar que acolhesse crianças na faixa escolar dos 06 aos 12 anos. O novo prédio foi inaugurado com o nome de Casa da Criança “Aprendizado D. José Gaspar”, aos 07 de janeiro de 1974. Neste os alunos têm as aulas regulares e no período extra escolar, desenvolvem atividades diversificadas que visam a aquisição de habilidades necessárias o exercício da cidadania.

 

Anterior:

3ª fase: Fundação da Congregação das Missionárias de Cristo