Sobre

Sejam bem-vindos ao “Museu Virtual Dom Abade”! Este espaço, criado no ano de 2009 e relançado em 2018, preserva grande parte da vida e dos feitos de Edmund Roeser, que mais tarde passaria a ser conhecido e reconhecido como Dom Abade Pedro Roeser, monge beneditino.

Para melhor visualizar tão vasto conteúdo, organizamos a navegação em nosso site em ‘fases’: o início da vida de Pedro Roeser e sua trajetória eclesiástica na Alemanha compõem a primeira fase; a vinda para o Brasil e suas primeiras obras no Nordeste integram a segunda fase da documentação de sua vida; e finalmente, na terceira fase, fazem parte os trabalhos realizados pelo Abade em terras fluminenses e principalmente jundiaienses, com a fundação de duas casas para acolhimento e capacitação de crianças em situação de vulnerabilidade social e uma congregação religiosa.

Ainda, poderá ser encontrado nas sub-páginas da aba “Sobre” algumas informações complementares acerca de sua virtuosa vida, como condecorações concedidas e reconhecimentos pelo Brasil afora, e parte de sua frutuosa obra, como estudos e traduções de livros.

Com grande acervo de fotografias e pesquisa biográfica, preservado e organizado pelas irmãs da Congregação das Missionárias de Cristo, congregação religiosa com sede em Jundiaí e fundada por Dom Abade, desejamos uma ótima leitura e que este espaço seja, de fato, uma homenagem viva e atual para este homem que fez parte da vida e mudou para melhor a vida de tantos brasileiros!