3ª fase: Dom Pedro no Sudeste – Abadia no Rio de Janeiro

O Título de Abadia “Nullius” (antiga denominação das Abadias Territoriais) foi concedida no período que Dom Gerard Von Caloen estava em ampla restauração da Ordem, e queria abrir um noviciado no Território de Rio Branco (hoje conhecido como Roraima). Devido a isso, necessitava haver ampla jurisdição para tal empenho. Quem concede o título de Abadia Nullius ao Mosteiro Beneditino de Nossa Senhora de MontSerrta do Rio de Janeiro foi o Papa Pio X, em 15 de Agosto de 1907 por decreto da Sagrada Congregação Consistorial.

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Abadia de Nossa Senhora do Monserrate) desde julho do ano de 2003  não é mais Abadia Territorial, ou seja uma  Abadia equiparada a uma diocese. A Santa Sé, decidiu ir gradualmente diminuindo o número destas Abadias, reduzindo-as a duas ou três. Pelo “Anuário Pontifício” de 2003 são apenas treze em todo o mundo, sendo que a única no Continente americano era a do Rio de Janeiro. Em 1976, quando o Papa Paulo VI publicou a Carta Apostólica “Catholica Ecclesia”, reformando as Abadias “nullius dioceseos”, elas eram em número de 21.

 

Desta Abadia, Dom Abade sempre teve boas recordações. Ainda, hoje algumas pessoas idosas se lembram dele com carinho, pois ali foi Prior do Mosteiro e também recebeu sua Benção Abacial em 1907, junto a outros três monges que também receberam a benção Abacial, foram estes: Dom Majolo de Caigny, Dom Miguel Kruse, e Dom Miguel de Saegher.

 

Dom Abade Pedro Roeser O.S.B. quando recebeu o título de septuagésimo terceiro Abade do Mosteiro de Olinda, também recebeu o título de Abade Vitalício do Mosteiro de Olinda e da Paraíba, concedida Por Breve de Pio X.

Seu Lema Abacial: Pax et Virtute.

 

Continue aqui:

3ª fase: Presidência da Católica Unio do Brasil

 

Anterior:

2ª fase: Escola de Enfermagem