2ª fase: Escola de Enfermagem

Dom Abade quando em visita a enfermos nas Casas de Saúde sempre sentia a necessidade veemente de se criar uma escola para enfermeiras, pois era urgente a necessidade de tais profissionais no meio da saúde da cidade de Recife.

Foram dois amigos que se renderam ao trabalho, Dr. Fernando Simões Barbosa mais Dom Abade Pedro . A sociedade pernambucana acolheu o plano e com isso obteve a ajuda do senhor Severino Marques de Queiroz Pinheiro, mais conhecido como Dr.Severino Pinheiro, um rico fazendeiro, poderoso comerciante de Limoeiro e político de prestigio, Presidente do Senado Estadual em 1922. Conseguiu muitas facilidades e dessa maneira haveria como dar uma personalidade jurídica à sociedade.

 

A chegada das enfermeiras alemãs ao Brasil pelo vapor Flandria, em 26 de dezembro de 1924, foi citado no Diário de Pernambuco, no dia 27 de Dezembro de 1924, no caderno Social em destaque para os Viajantes. O jornal Diário de Pernambuco, também informa o desembarque de Dom Abade, assinalando que o Flandria retornara de uma viagem à Europa, em que ele aparece como um “digno e illustrado abadde” do mosteiro de S. Bento, em Olinda.

Nomes das Enfermeiras embarcadas no Vapor Flandria, vindas para o Hospital Centenário: Anna Schuler, Elisabeth Popp, Margarethe Heck, Ceuta Grable, Maria Maier, Maria Reichenback, Frieda Schoch, Elisabeth Zipfel, Bertha Licht, Eva Brunnengraber, Aloysia Heiler.¹

Houve no tempo da estruturação da Escola de Enfermagem, uma Corporação de Enfermeiras Alemãs da Cruz Vermelha Alemã. Há vários estudos, inclusive o doutorado da Drª Fátima Abraão, que consta dados alusivos à data, mas muito de suas pesquisas ficaram infundadas devido ao mau estado dos materiais de acervo da Biblioteca Nacional.  

Havia também um Enfermeiro Herbért Holock, que esteve na Obra da Cruz Vermelha Alemã junto ao Hospital Centenário- Casa de Saúde de Recife, que consta como Enfermeiro e Gerente. Mas, devido à má conservação do material, não veio a dar entendimento em alguns fatos.

 

Mas, os estudos de Doutora Fátima Abraão constam ao fim que a Sociedade Mantenedora junto ao Dr.Fernando Simões Barbosa, sofrem uma série de intervenções políticas. Isso faz com que Dr. Fernando fique abalado com a visão de uma sociedade fragilizada. Época da Revolução de 30.

Assim, logo o prédio foi desapropriado no ano de 1938 pelo Governo de Agamenon Magalhães. Mas, ao que tudo indica este médico determinado, mantém a sua idéia da Escola de Enfermagem e com sua ação no Hospital D.Pedro II e na Faculdade de Medicina, no ano de 1945 está presente na inauguração da 1ª Escola Profissional de Enfermagem do Recife, denominada Escola de Enfermagem Medalha Milagrosa do Hospital D.Pedro II.

Na Abadia de Olinda, Dom Bonifácio OSB, foi nomeado Abade de Olinda, sucessor de Dom Pedro Roeser OSB. Isso quando Dom Pedro Roeser OSB se despede de Pernambuco. Ocorre sua saída de Olinda,em 1930.

 

____

1Fonte: Doutorado de Fátima Abraão Capítulo 4 – A luta dos agentes para a formação do campo da Enfermagem (1925-1930).

 

Continue aqui:

3ª fase: Dom Pedro no Sudeste – Abadia no Rio de Janeiro

 

Anterior:

2ª fase: Hospital do Centenário